domingo, 26 de julho de 2009

Entre bruxas e fadas

Minha filha nasceu em 31 de outubro. Sim, o Dia das Bruxas. Fará um ano em breve, então danei-me a pesquisar um tema para sua primeira festa de aniversário. Não é que esteja realmente em dúvida sobre Bruxas e Fadas, mas preparo-me para explicar porque minha pequena, parecendo uma fadinha, estará vestida de bruxa...


AS BRUXAS = cabelos e roupas pretas, embora não sejam EMOS;


AS FADAS = geralmente loiras, no máximo ruivas. Vêm em tons pastéis e tecidos fluidos.


AS BRUXAS = caldeirão e colher de pau; (hum...comida!)


AS FADAS =vara de condão. (o poder no falo)


AS BRUXAS = vassoura voadora; (ninguém escapa do falo e seu poder!)


AS FADAS = asas ou poder de levitar/voar.


AS BRUXAS = faziam poções, unguentos, orações para curar os pobres da Idade Média, que não recebiam cuidados médicos. estes tratavam ao clero e à nobreza. Aquelas tinham grande influência sobre o povo. Qualquer mulher inteligente ou influente era considerada bruxa pela Santa Inquisição. Foi o que ocorreu com a SANTA JOANNA DARC;
AS FADAS = abençoavam filhos/filhas de nobres ou protegiam belas meninas, ajudando-as a casarem com alguem príncipe e serem felizes para sempre.


Minha avó materna, descendente de índios, facilmente seria considerada bruxa por aquelas épocas. Vivia a acudir aos vizinhos e amigos com rezas, chás, lambedores, sugestões e conselhos.


(Não encontrei nenhuma fada em nossa árvore...)

Um comentário:

Marina disse...

Ah, pelo que eu li aí é melhor que ela seja uma "bruxinha" mesmo! rsrs
Beijos.