quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NÃO SOU ESCRITORA, POSSO FALAR

Sou leitora, não escritora. Sou concursada, não tenho cargo comissionado no Governo nem na Prefeitura. Portanto, posso falar.
O Fernando Collor foi eleito imortal da Academia Alagoana de Letras. Isso foi no dia 02 de setembro, mas eu só soube hoje, através de um e-mail de uma amiga gaúcha. E-mail indignado, replicado para dezenas de contatos, do país inteiro. De alagoanos, não recebi nenhum comentário. Dos escritores alagoanos então, não li uma linha! Busquei na Internet: nem um mísero blog, uma charge, um comentário, crítica, piada...nada! Posso ter poucos amigos, posso não saber fazer buscas na Internet, mas sei ler.
Um dos livros que Collor apresentou era um esboço. Eu não acreditei! Liguei para a Academia e uma funcionária confirmou, sorridente. O site abaixo informa que ninguém viu os sete livros.
A pior parte desse espetáculo grotesco veio através da declaração de Diógenes Tenório Júnior, “ex-procurador geral do município e acadêmico”, quando defende que “a presença do senador e ex-presidente nos quadros da academia pode significar investimentos na estrutura e funcionamento da casa.” Diógenes defendeu, através dessa declaração, a política conhecida de Severino Cavalcanti em Pernambuco, que trocava votos por dentaduras. A AAL não precisa de dentaduras, mas uma pintura aqui, um reboco ali, mais funcionários para a manutenção da Casa.
No fim das contas, Collor ali é perfeito, sabe? O povo elege Collor para o Senado, os escritores o elegem como imortal. E eu, que não sou escritora, sou leitora, que não sou política, sou eleitora, sou livre para me indignar e falar.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3954384-EI7896,00-Com+livros+desconhecidos+Collor+vai+para+academia+de+letras.html

Veja também: http://www.coisasdemaceio.com.br/modules/news/article.php?storyid=12663

A foto de Diógenes Tenório Júnior, no site http://www.alagoas24horas.com.br/legba/admin/temp/Thumbs/e/1/{e1cf8dc1-2970-4e01-9ce1-81b289ec5d3f}_foto%2006_500x333.jpg

Um comentário:

Savana disse...

Eu só fiquei sabendo disso por causa do email que você mandou. Se fosse escritora e tivesse meu lugar na academia alagoana, essa seria a hora de pedir pra sair e deixar ele sozinho lá. Em nome da honra.