domingo, 10 de novembro de 2013

Entre a 6ª e a 7ª edição do Brokcrossing blogueiro

Um dos títulos escolhidos
Este foi o primeiro livro que comprei. Com meu próprio dinheiro. Para mim, era de psicologia :-) e só quando depois percebi que era de auto-ajuda, estilo que eu nem conhecia nos idos de 80'. Já Li, reli, emprestei (voltou!), girou mundo, gerou conversas e discussões e mudanças também. Em mim. Penso que já cumpriu seu papel ao meu lado, ao longo desses 20 anos de amizade e apego.
Fase 1 da arrumação da estante
Fiz essa foto quando já havia limpado cada livro/DC/DVD e separado os que ficariam dos que viajariam. Cansada é pouco, mas é o tipo de trabalho que se eu deixar para o dia seguinte chego ao ano seguinte e vou me acostumando à paisagem até acreditar que se trata duma coisa conceitual, um lance de instalação artística. Fotografei para me obrigar a fazer o ANTES e DEPOIS.
Resultado final
Podem observar, por favor, a diferença entre a data na foto do livro e nesta? Pois então! Estamos em novembro e ainda não consegui dar adeus a "Arrancar máscaras..." E isso é tão interessante para mim, porque quero doar, como fiz com as dúzias de livros, CDs e DVDs que resultaram da arrumação de agosto.
Esperei o período do 7º Bookcrossing para fazê-lo. Talvez eu pense que ele merece essa pompa :-)
Quanto aos demais, enviei para a biblioteca do SESC, pois tenho uma dívida de gratidão muito grande com ela. Quando adolesci era uma leitora voraz, muito pobre e minhas colegas só liam Júlia, Sabrina, Bianca, lembram deles? Como nunca gostei de romances, mas era vidrada em biografias, minha mãe fez meu primeiro grande documento: carteirinha de sócia da biblioteca do SESC e foi ali que li a maioria dos livros mais interessantes e importantes para minha formação como leitura e estudante também. Quando fiz Vestibular prometi aos céus que se passasse doaria um livro para ela todo mês - quando estivesse trabalhando, é claro. Cumpri por uns anos, depois fiz variações da promessa: fazia campanhas para arrecadar e divulgar a biblio ou doava os livros duma só vez. Sei que doei mais do que os 12 anuais - e olha que o curso nem foi o dos meus sonhos, mas foi o que escolhi, neh? :-)
Os próximos
Sei que daqui sairão os próximos viajantes...e que virão outros, e que esse movimento é delicioso e que quero, daqui há alguns anos, não comprar ou ganhar muitos livros, mas ter o mundo como biblioteca - encontrar, ler e libertar...

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Oi, Patrícia!!
Enfim consegui chegar aqui! :)
A arrumação ficou muito boa! Também faço de vez em quando uma arrumação pensando no "conceito" da organização, mas nunca pensei na bagunça provocada antes como uma "instalação artística". Instintivamente precisamos desorganizar para organizar - tudo na vida, não?
Obrigada por participar mais uma vez do bookcrossing blogueiro. Você foi exemplar levando a ideia adiante e fazendo mais pessoas conhecerem o conceito.
Bom final de semana!!
Beijus,