quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Câncer de mama - Não é "só" o peito que se perde

Nós com o lacinhos rosa desde o primeiro dia da Campanha
O que é o Outubro Rosa dá para saber através aqui, mas o que deveria ser é algo que por enquanto está distante. Contribuo com o movimento em Maceió desde o ano passado e sei que para as mulheres mastectomizadas é um mês de intensa atividade social e grande empoderamento para elas, no entanto como o movimento local está atrelado à administração pública, seja através de doação de camisetas ou mesmo da organização da maratona de eventos, não existe o PRINCIPAL ALERTA: FAÇAM MAMOGRAFIA E ULTRASONOGRAFIA!

TOOOOOOODOOOOOSSSS na área médica já sabem que o auto-exame dificilmente salva alguém, pois quando o nódulo vem aparecer é porque a situação já está incontornável. Aquela campanha que Cássia Kiss fez há 22 anos  e que ninguém esquece serviu para a época, mas agora a já se sabe que só mamografia+ultrassonografia podem dar o diagnóstico preciso e urgente para o câncer ser detectado a tempo de ser combatido.
Dessa forma, deveria haver uma campanha maciça por parte do Movimento Outubro Rosa sobre a obrigatoriedade que o GOVERNO tem de fornecer às mulheres a possibilidade de realizar os exames preventivos. Afinal, é para isso que os movimentos POPULARES existem – ou não!? Anh? Hein?
Minha mãe (maisbonita pessoalmente), minha tia Lena (mastectomizada há 2 anos), Drª Marize (lutadora), meus amores e a presidente da ONG RENASCER (Naidja, incansável)
 O que acontece é que o GOVERNO fica ausente e a sociedade ORGANIZADA anda de braços dados com ele, e daí sociedade DESORGANIZADA continua órfã. Como conheço pessoas da ONG RESNASCER e sei que têm intenções honestas, tenho esperança de que o quadro mude, que as mulheres envolvidas amadureçam e percebam que têm mais a perder sim, além da mama e de toda a sorte de coisas que acontecem a uma mulher mastectomizada. 
E, principalmente, entendam a responsabilidade que existe em fazer parte de um movimento social organizado.

Nenhum comentário: