sábado, 18 de fevereiro de 2012

Decepção com a nova escola

Tudo bem, quase 7 dias de aula pode não parecer tempo suficiente para se fazer o julgamento condenação de uma escola, mas acho que precisamos falar sobre o Kevin.

Quando fui buscar Marina, na semana passada, lá estavam todas as crianças na sala de espera, sentadinhas, assistindo ao Patati Patatá. Sim, eu quis morrer, matar, mas meu amor estava convalescendo de uma cirurgia e qualquer atitude drástica traria consequências graves demais para ele. Fingi estar tudo bem e pensei “Poderia ter sido o da Xuxa...” Resolvi dar um tempo, deixar para lá um pouquinho, mas juro que o que me veio à mente foi a capa do livro Carandiru.
Imagine as crianças vendo a TV NESSA POSIÇÃO AÍ. A trave é a Tv e o guarda a professora
Esta semana vieram duas tarefas para casa, colagem na letra A e identificação de números. Nada alusivo ao Carnaval. Sim, estamos em época de Carnaval e poderia ter sido feito um projeto DE DUAS SEMANAS referente a essa festa. Masssss, não houve. Tuuuudo bem.

Terça-feira chega a agenda com dois avisos e os “bilhetinhos” impressos. Gente, para tudo! Bilhetinho-padrão!? Quer dizer que imprimem as mensagens e recortam e deixam lá numa caixinha e quando precisam falar com A MÃE (porque tudo vem direcionado para a mãe, até os boletos da mensalidade, embora o contrato esteja no nome do PAI)...sim, quando precisam falar com a mãe, anexam o aviso com o bilhetinho-padrão. "É muito bom te ver todos os dias pertinho de nós. Te adoramos, Tias ___________" e o espaço para as tias escreverem seus nomes. os infelizes então sequer são feitos por elas! Espirei fundo, meu amor tinha ido hoje consultar o médico, que avaliou a cirurgia como um sucesso. Bom ssssaber!

Quarta chega o aviso da festa de Carnaval: traga água, boné, protetor solar e a criança pode vir fantasiada, quem não quiser participar pode ficar no Espaço Multieventos. Conheci a escola e não me lembro desse espaço, então suponho que seja o nome pomposo da Quadra de esportes. Alguém aí sabe quais serão as atividades das pobres-crianças-que-se-deslocarão-de-suas-casas para NÃO acompanharem o Bloco do Colégio pela avenida? Não foi informado no aviso. Se não houve projeto sobre o Carnaval, se a criança não falou, brincou, cantou isso em sala e nem nas tarefas de casa, como esse Bloco é colocado para ela? Caiu do céu? Meu marido perguntou porque não haveria aula hoje à tarde e a resposta “Porque a maioria dos pais viaja”. Oxe, e pagam a escola como, se podem não trabalhar na sexta só porque na terça seguinte será Carnaval? Eu bem teria perguntado isso.

Ok, marido bem, cirurgia cicatrizada, virei o Demônio da Tasmânia. Nem precisei dizer muita coisa e Paulo já entendeu que não era nem para Marina saber que haveria festinha na escola.

Marina não chega mais em casa cantando muisiquinhas, falando d@s coleguinh@s, não conta nada, nós perguntamos o que fez, do que gostou, ela não responde, é como se não tivesse vivido nada que valesse a pena ser contado. Não é a atitude de nossa pequena fuxiqueira, que todo dia chegava dizendo que apanhou de um coleguinha diferente (tudo mentira), que cantava as musiquinhas mais loucas dizendo que “A tia Lu cantou assim, foi sim”, dizia o que lanchou, qual era o dia da semana, as tarefas que fez. Ela não reclama, mas em compensação, quando explicamos que terá vários dias de folga Marina disse que quando voltasse das “férias” iria para a escola anterior. Precisa mais?

Talvez precise. Mas Paulo, que está tão ou mais incomodado do que eu, decidiu procurar a diretora da escola anterior para pedir umas indicações de outras escolas. Já pegamos sugestões com ela e com outras mães que conhecemos, falei com minha chefe e ela já sabe que estarei ausente em alguns horários para fazer essas visitas.

Jamais imaginei que fosse me sentir tão angustiada por causa da escola de minha filha de 3 anos! O caso é que queremos que nossa filha seja bem acolhida em todos os ambientes, cada um com suas características, em nada comprometendo o crescimento dela.

Tão logo retornem as aulas vamos conversar com a pedagoga responsável pela turma de nossa pequena e tenhar alinhar as ideias. Se não houver diálogo, esclarecimentos e ajustes, realmente não teremos outra opção senão trocá-la de escola.

Mas vamos dau um up nessa conversa, neh? Que tal a foto da princesa já de farda (qq dia falo desse nome e da relação da escola com o exército)? Paulo fez a foto para me mostrar como a boneca ficou pronta em sua primeiro dia "toda arrumada". É que, estudando à tarde, quem a arruma é ele :-/ mas está fazendo um ótimo trabalho, ela vai e volta linda, linda, linda :-)
Não parece que está pedindo ajuda aos ceus? Acho que é sensitiva :-)


3 comentários:

Aline disse...

Chato isso neh!

nada mais angustiante do que deixar nossos tesouros nas mãos de outros..é tão complicado achar um lugar 100% de nossa satisfação..eu não deixo meu pqno em escolas,não trabalho,abri mão por ele..já pensei em deixa-lo em uma escolinha pro desenvolvimento dele,3x na semana meio turno,mas mesmo sendo assim,não tive coragem de deixar..não achei um lugar bacana,e por hora vou deixar as coisas como estão.

Boa sorte pra vcs,e que tudo se ajeite.

Bom Domingo!

Futura mãmã disse...

Vai toda gira..
Se voce nao ta contente nada melhor que falar com as educadoras da escolinha ks
bj

Mariana - viciados em colo disse...

oi baby, vim conhecer seu blog e li vários posts, mas este meio que me desesperou: eu estaria com a mesma angústia que você e marcaria uma conversar just now! cada coisa! eu heim!
enfim, espero que as coisas se resolvam e que tudo dê certo!
beijoca