sábado, 22 de junho de 2013

Dia das mães na escola (ué, e o São João!?)


Ê animação: notícia daqui

Fiz duas postagens, há pouco, sobre o dia das mães e ambas faziam parte da blogagem coletiva do MILC – Movimento pelaInfância Livre de Consumismo.
Num dos comentários a blogueira Rafa perguntou se eu não gostava. Na verdade não gosto de nenhuma data comercial e é o que o Dia das Mães é. E esse “não gostar” é muito anterior à minha reflexão sobre consumo e consumismo. Afeto não pode e não deve ser imposto. Eu adoro presentear e não preciso de data para isso, nem considero apenas coisas-compradas como presentes, para mim a demonstração de afeto em si já é um grande presente. Sem demagogia, sério mesmo! Gosto de ganhar coisas que estou precisando e detesto que Marina ganhe brinquedos para eu ter que arrumar ou que ganhe roupas com merchandising(Princesas, Minnie, etc.).
Com relação a essa data na escola a coisa muda um pouco de figura porque poderia ser uma grande chance de treinar a desinibição das crianças, fazer com que trabalhassem em parceria e também trabalhar a coordenação motora, pois AINDA estão na idade para isso. Gostei da apresentação de minha pequena (nenhuma foto prestou grrrr), da organização do local, 



de haverem feito brincadeiras numa mini tentativa de integração.

 Houve um piquenique e como sei que esse é um momento muito “individual” para cada grupo 

então comprei uma caixa de chocolates para Marina ir a cada grupo entregando à mãe e parabenizando-a. Ela fez questão de guardar o primeiro para a professora, achei tão fofo! E como não a encontramos, voltamos com o bombom para casa para entregar na segunda-feira seguinte.
A distribuição dos bombons com as mães presentes, independentemente de serem as de seus colefuinhas

As crianças fizeram trabalhos em sala, que estavam expostos em caprichados painéis feitos por suas professoras. Estes, espalhados pelas paredes e grandes bolas e triângulos formavam a decoração simples que deixou o grande ginásio do colégio com o ar de aconchego necessário para o tanto de sentimentalidade que deve ter corrido ali naquele dia.
AmEEEEEEEiii minha princesinha cantando para mim, Ameeeeeeiii vê-la entrar no ginásio me procurando em cada mãe sentada e ver seu rosto se transformando quando me viu, 

Ameeeeeeiii o ursinho que ela e o pai escolheram
 
O ursinho tem uma cordinha e já pendurei no celular. O cartão foi ela quem escreveu. O celular é o de sempre :-)
 e Marina Amoooou tomar água no bebedouro J

Só acho ainda que o Dia da Família seria o ideal e que se a escola insistir em comemorar seguindo o calendário do comércio, que não estimule o consumismo como demonstração de afeto. 
É pedir demais? É querer que minha baby seja criada numa bolha? Será?!
Abaixo os trabalhos tão bem feitos pelas professoras, com todo meu respeito e em forma de homenagem












Nenhum comentário: