quarta-feira, 5 de março de 2014

Cinema de arte? Alternativo? Como é?

#Hummmmm cinema, cinema....(imagem daqui)
Uma amiga carioca reclamou que agora tinha que ir a shopping se quisesse ir a um cinema. Não sei é verdade ou se ela simplesmente não sabe de outras salas. Outro dia, conversando com um sulista, perguntei se em sua cidade havia cinema...(procurei as palavras e usei o termo que odeio é usado aqui):
- Não tem cinema de arte?
- Hum...é...tem. Alternatjivo, né? Dois.
Foi o suficiente para eu imaginar o retorno do festival de Woodstock. Todos em fila, pacientemente esperando sua vez de entrar. Sem maconha, claro, magina, todo mundo limpinho, vê as meninas aí, ow!

Lembram que eu falei que um dia explicaria meu problema com o "Cinema de Arte"?
É porque pegam tudo o que É não-estadunidense e colocam ali. Masssss, o que é não-estadunidense, se quando (quando faz isso?) lê os créditos tem gente do mundo inteiro com o dedinho ali?
Vamos por outro caminho.
Então Cinema Alternativo são os que não passam no "circuitão".
Daí o Cinema de Arte seria isso também? 
Mas O Mordomo da Casa Branca passou em ambos aqui em Maceió. Assim como A menina que roubava livros e Camille Claudel, 1915. /o\ Não é o fim do mundo e nem Maceió é o que há em termos de cultura. Acontece que tem um cinema-de-circuitão que ... tchamram ... tem uma sessão de cinema de arte. É aos sábados pela manhã. Mas tem.

PORTANTO,
-> separar cinema de Arte/alternativo do Circuitão por causa do local onde ele passa não dá certo;
-> dizer que é de Arte por não ser estadunidense também não quer dizer nada;
-> há ótimos filmes estadunidenses que são pura arte e filmes puramente europeus ou iranianos que nos fazem ficar até o fim só por não acreditar que "Não é possível que seja tão desgraçado assim!".
A discussão sobre se o cinema é a 7ª arte ou não não cabe aqui. Dizer que é Alternativo...eu teria que ruminar muito, mas ainda acho melhor do que cinema de arte porque na verdade é mesmo uma alternativa ao que está passando em toooodos os cinemas, mas se a cidade tiver vários cinemas "alternativos" e todos passarem os mesmos filmes, aí já não dá, né?
Eu chamaria de Cinema de Rico. Tomemos o exemplo de Camille Claudel, 1915. Custou três milhões e duzentos mil euros e obteve, no Brasil, a venda de cerca de 4 mil ingressos. Levando em consideração que o ingresso do Cinema de Arte (o nome do cinema aqui é esse, posso fazer nada) é mais barato que os de circuitão eu espero de coração que o resto do mundo tenha ido em ondas de tsunami a esse filme!

Enfim, para mim a questão está parcialmente resolvida, mas não vou parar de questionar as pessoas sobre a definição Cinema de Arte e agora ainda tem o Cinema Alternativo. Quem conhecer outros termos, pode ir adicionando aí, nos comentários, belê?

Nenhum comentário: