segunda-feira, 3 de março de 2014

Filme: Camille Claudel, 1915


Como é frequente aqui, não faço crítica de filme, no máximo deixo um link de algum site que achei mais legal dentre os que visitei para fazer a postagem e pronto.
Esta postagem tem 2 diferenciais: Juliette e a personagem que ela interpreta.
Juliette me hipnotiza desde O Paciente Inglês - conquanto que não esteja em filme americano. Assisti à Camille Claudel num sábado e passei a semana inteira tendo flashes do rosto dela. Falar é absolutamente dispensável para esta atriz, mas se o faz então tudo em sua volta torna-se menor ainda, soa falso e vil!
A personagem: Camille. Uma artista que tinha problemas psiquiátricos, porém poderia ser tratada fora do hospício, mas por comodidade da família foi mantida lá até morrer - o que durou seus últimos 28 anos de vida. Como sabem, sofro de depressão leve e já tive crises hard core então ver minha musa cair em prantos ao tentar escrever uma carta não me afetou em nada emocionalmente. Enquanto as pessoas saíam do cinema arrasadas lá estava eu, sorrindo, extasiada com mais uma atuação bárbara de Juliette!
Juliette rezando, como Camille


Juliette sorrindo na rua, como Juliette
Aconselho aos fãs de Rodin e Camille Claudel que assistam a este filme. Aos amantes, como eu, de Juliette, também, mas se não tiverem estômago forte, melhor não porque ela realmente sofre muito e saber que se trata de história real dá uma tônica mais macabra a tudo. Há ainda um fator bem nefasto: durante todo o filme nem uma nota musical é ouvida. Uma flauta, um piano, um címbalo pelamordedeus, o que faz o filme ser ainda mais real, afinal de contas a vida não tem trilha sonora.
Ao subirem as letras uma linda peça de piano surge e me faz lembrar que não tenho audição seletiva e que realmente eu não havia música durante o filme. Mais ainda: como música e filme estão atrelados na minha cabecinha!
Gente, só mais uma coisa, além de ser uma história real, é um filme francês, tá? Vocês verão rugas, então controlem-se e não fiquem (como duas senhoras na fileira à frente) falando das rugas da Juliette Binoche toda vez que ela aparecer, ok?

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-196715/

Nenhum comentário: