terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Procurando um/a guru para saber como cuidar de sua/s cria/s? A hora é essa!

(Já tinha a imagem, não sei a fonte)


(A propósito, neste texto estou falando com mulheres.)

Antes de apagar minha conta no Facebook estava rolando num zilhão de perfis e páginas o texto de um escritor famoso dando dicas sobre criação de filhos "atualmente". O Atualmente deve vir em textos desse tipo para nos fazer lembrar de quão diferente era EDUCAR antigamente. Ou seja, nos lembrar do óbvio, mas dando a isso o peso de que HOJE os desafios são maiores. Não, nego-me em discutir isso, é tão desnecessário que chega a dar urticária - uuuiiiii!
EDUCAR - coisa que só os pais fazem, a sociedade não tem a menor influência sobre esse processo, visto que as crianças, crescendo em bolhas sem visão para o lado exterior só tem contato com os cuidadores...sendo que estes também não vivem em sociedade. Perfeito. Então! Os pais! Mas quando a criança vira um pepino torto (nunca vi um pepino reto, você já viu?) é por culpa da mãe. E também se a criança gripa ou cai, ou tira meleca do nariz e come ou bate noutra criança ou repete o palavrão que a vizinha grita o dia inteiro. Tudo culpa da mãe.
NOTA: enquanto saírem matérias falando sobre o homem AJUDAR nos afazeres domésticos como a maravilha da modernidade estaremos com os dois pés há pelo menos 3 séculos atrás, porém absolutamente iludidos.
Ow que cut! Imagem daqui
Assim como estamos iludidos em dar credibilidade a um escritor que faz 5 palestras por semana em estados diferentes, escreve 15 livros por ano e diz que você - SIM, VOCÊ, OS ESCRITOS DELE SÃO PARA VOCÊ - não deve uma série de coisas sob pena de destruir teu filho, a quem você tanto ama. Fucei a vida dele tanto quanto a Internet permitiu e descobri que enquanto sua prole era adolescente ele já ensinava, escrevia e palestrava. Mas o guru é ele, não você. Aceite _/\_ 

Bem, voltemos às dicas e a principal é: pare de trabalhar porque a criança precisa de tua presença 24 horas por dia e não importa a idade que ela tenha. Ora, nós estamos num país ocidental e terceiromundista (alguém sabe que país é do Segundo Mundo?) e aqui a gente trabalha de 40 a 44 horas por semana porque quer. Nós temos opção, você sabe, então já que você tem opção: pare de trabalhar e acompanhe o crescimento de teu filhote. Quando chegar a hora coloque-o numa escola Waldorf, que se tiver a sorte de ter uma na tua cidade vai custar, no mínimo, pouco mais de um salário mínimo. E vá pesquisar a pé porque você não deve possuir eletrônicos e deve ter boa saúde e dar exemplo de não-consumismo, então se possuir carro, não use! Guarde teu dinheiro para os quinze livros anuais que o escritor lança, afinal de contas, desde quando o que você vive e pensa e sente pode guiá-la?
Sem fonte :-/
Há também as opções de você escolher uma mulher como guru. Pode ser a ex-presidente da Vale do Rio Doce, que dizia trabalhar 12 horas por dia, praticar esporte e ler para os filhos ou aquela que não trabalha fora, pratica homeschoolling e ama postar fotos com os filhos em todas as redes sociais a cada 25 minutos. Ah, que é isso?! Você não vai me dizer que está questionando como é que elas conseguem fazer tanta coisa e cuidar duma criança - geralmente três ou quatro - vai? Elas são mulheres como você e eu!!!
Faz assim, tira um diazinho só...pode ser das tuas férias, caso não tenha largado o emprego ainda sua workaholic desalmada, e fica cuidando de tuas crianças e fazendo foto + edição das fotos + texto + compartilhamento + responder azamigas + voltar a fazer tudo de novo poque já deu 25 minutos. Hummmm complicou, né? Como você vai conseguir cuidar da criança? Não sei, mas se você tem uma guru, ela sabe, então faça tudo que é dito só não tente fotografar e postar. Você segue a guru, você não é ela, entendeu? É oooutro nível!
NOTA SOBRE HOMESCOOLING: não é autorizado no Brasil. Além de não trabalhar e colher dinheiro da árvore junte algum para pagar aos advogados quando o Governo te processar, mas prepare-se porque pode virar matéria do Fantástico - não se preocupe muito porque possivelmente seu marido será o entrevistado! O termo poderia ser facilmente traduzido para nossa língua, porém permanecer assim já demonstra a acessibilidade do método. É a mesma coisa de saber usar os talheres de peixe/ave/carne: separatismo, já! E não vou colocar link sobre o que seja só para você, se não souber, perceber que chatice é ler um termo em outra língua e ficar boiando e quando for pesquisar saber que uma simples tradução explicaria tudo. Acontece que se você não sabe é porque não é da tribo, entende? Então, saiba e se enturme. (Uau, quanta modernidade!)

Em setembro de 2014 saiu a última pesquisa do IBGE com dados sobre a "família brasileira". Em se tratando família-sem-cônjuge-e-com-filhos 87,4% de chefes-de-família são mulheres, ou seja, a família depende do dinheiro que ela traz para casa. Mas pelamor, para quê falar nisso, gente? Vai dizer que você conhece uma mulher separada que toma conta das crias!? Bom, se conhece então explica direitinho que ela deve parar de trabalhar - não, não importa se não vai ter o que comer, acaso algum guru se preocupa com isso? Detalhe, gente, detalhe, sua função como amiga é a-ju-dar!
Imagem daqui

Conversei com minha avó, hoje com 86 anos, e perguntei se era fácil criar os filhos
- Minha filha, não tinha isso de geladeira, ferro de passar era na brasa, a gente lavava roupa na pedra do rio e levava os filhos junto. Às vezes perdia um e um vizinho vinha trazer, tinha ficado na mata...
Perguntei à minha mãe, que ficou viúva estando grávida da minha irmã. Trabalhava fora e minha avó tomava conta de nós enquanto lavava roupa e costurava para complementar a renda familiar
- Pelo amor de Deus, com aquela inflação? E o medo de tudo e sem ter ninguém pra ajudar, tendo que mandar vocês pra o colégio sozinha e ficar no trabalho sem saber o que tava acontecendo em casa porque nem telefone a gente tinha...

Sobre as minhas preocupações você sabe aqui no blog.

O que eu quero falar é para ouvir teu coração, conversar com tuas amigas e parentes, exercite a sororidade, CRIE sororidade se for necessário, mas não caia nessa de sentir-se culpada com os palpiteiros de plantão. A vida é tua, a vida é minha, é uma experiência única e se abrirmos nosso coração encontraremos gente de bem para compartilhá-la.

(Enquanto escrevo Marina ouve música no meu celular e dança. Já trocou de roupa duas vezes, me interrompeu cinco e perguntou porque escrevo tanto. #fui)


2 comentários:

Anna disse...

>>>"Enqt escrevo Marina trocu de roupa 2 vzs, dança, vem me perguntar pq escrevo tanto..."

Parece uma pequena que tenho.....amamos tanto a elas....
Faço as coisas e sofia ronda por perto. Me olha. E depois vai brincar, dançar, pintar. Está na fase de mandar bilhetinhos com corações dizendo o quanto me ama. Sinto que ela está meio insegura esses meses. Preciso cuidar mais dela....

Patrícia Santos Gomes disse...

Pois então, Anna, cuide dela da melhor forma. Teu coração vai indicar, mas fica uma sugestão: brinquem muito juntas e junto à Natureza!
Gratidão pela visita <3