quinta-feira, 18 de julho de 2019

Uma fase é uma fase é uma fase

Imagem daqui

(Se você não veio aqui antes: sofro de Transtorno Bipolar. Assim é mais fácil entender o texto)

Há três semanas estou enfiada numa depressão leve. Porque os médicos chamam "leve" e porque poderia ser muito pior. 
Já passou todo tipo de pensamento por minha cabeça, ruins, péssimos, otimistas, felizes, porque meus sentimentos ficam confusos e o que mais preciso fazer para não piorar é manter a rotina, a mais básica que seja. Tenho várias rotinas, uma simples é a de antes de dormir: lavar o rosto com sabonete líquido, usar adstringente, passar hidratante facial com DMAE. O que acontece se eu não mantiver essa rotina? Vou largar essa, outra, outra e fazer somente o básico para me manter viva. Porque a depressão faz isso comigo, não me deixa mortalmente triste, mas sem energia e sem sono, sem concentração e desanimada, cansada, muda, amargurada. Daí, tudo o que me resta é não fazer nada. meu corpo não quer sair da cama, não quer andar, não quer encontrar outro corpo. Tomar decisões nesse período é quase uma tortura, assim continuar fazer as coisas para manter a casa, as contas, a vida prática, o trabalho, enfim, viver pesa muito!
Daí vou ao médico e ele dobra a dose de antidepressivo e às vezes muda outro remédio. Antes de aceitar o tratamento isso era uma derrota para mim, sempre tinha gosto de retrocesso. E aí? Aí percebi que não é isso, que terei ainda muitas dessas fases, assim como as de hipomania e vou seguir acreditando que encontrarei tratamentos que me deixarão equilibrada por mais tempo.
Sei que não parecem palavras de uma pessoa deprimida - so sorry, baby - é que sou otimista. Sempre. E o melhor momento de exercer o otimismo é durante crises. Sofro de depressão, mas não sou a doença. Isso eu também aprendi com ela. 💖

Nenhum comentário: