sexta-feira, 25 de março de 2011

Dividir tarefas domésticas...bom...bem...

Vou fazer igual aos cantores bregas nos shows:

"Essa vai para..."
...a mulher que vende peixe para meu marido e disse, quando soube que trabalho fora e que é ele quem cozinha "ahhhh, assim é bom demais!"
... todas as mulheres no consultório da pediatra, quando perguntam por mim assim "E a mãe dessa menina, hein?" e Paulo responde "Ta trabalhando, eu que tomo conta dela"
... a copeira do meu trabalho, quando olha o peixe fantástico que levo de vez em quando e diz "queria eu essa vida"
... a vizinha, que me via correr toda manhã atrás do busão, às 6:30h e deixar Marina com 5 meses chorando metade do dia com o pai e perguntava a ele, durante o banho de sol, todo dia "E a mãe dela, hein? Essa menina já chora, neh? Falta da mãe..."
... minha amiga-prima Dulci que disse, quando viu o blog do Paulo "Ele é organizado, o teu é todo bagunçado"
"Para todas vocês..." fiz essas fotos terça-feira quando cheguei em casa. É assim quase todo dia. Quem arruma sou eu. Quem varre, espana, faxina. Quem lava sou eu, quem passa, guarda, trabalha fora, dentro...
este é o chão do atelier, os papeis são meus, o teatrinho de fantoches dela e, claro, brinquedos
a roupa, certamente, não deveria estar em cima da impressora, nem a tampa do scanner arrancada, nem meu livro lá dentro...

A sala. As roupas no sofá (sim, ele recolheu do varal) e os brinquedos pelo chão


ele não sabe porque ELA levou o garrafão de água para o corredor.
Os herois da historinha
Afora minha prima, as demais mulheres deveriam fazer um up grade, download ou a atualização que o valha. Caceta, trabalhamos tanto, lutamos tanto, e quando uma mulher consegue dividir as tarefas de casa a bruxa ainda é ela!? Paulo não gosta dessas perguntas (só daquela da Du sobre o blog dele) e no início me perguntava porque será que falam de mim com hostilidade ou tom de crítica. "Que estranho" ele dizia. Hoje diz "Ao invés de acharem bom que uma mulher deixe a filha bem cuidada..."
Procuramos - ainda e sempre - a divisão de tarefas justa e ideal. Justa = que não esforce mais um do que a outro, e ideal = que deixe tudo certo sem causar brigas entre nós.
E o principal: que Marina assista a tudo sem achar que cuidar de si, da família e de seu ninho seja um fardo, por isso ela participa de tudo

Um comentário:

Paulo Caldas disse...

mulher é bicho engraçado. vamos por partes.
marina desarruma , eu arrumo. desarruma de novo, eu , de novo, rearrumo. e assim vai o dia todo. chega uma hora que enche o saco. deixo pra lá para arrumar depois. é quando a mãe chega!

no supermercado:
escolho um produto e não é aquele. é aquele outro. pego e vou botar no carrinho. não é ali. é mais pra lá, do lado dos frios. isso não fica aqui... é do lado de lá...

na fila, vou arrumar as coisas no balcão. peraííííí... primeiro os issos e depois os aquilos... ora me "poipe'!!! e faça tudo. adoro ficar olhando! que beleza.

em casa, vou varrer. 'não com essa vassoura. é com a outra, a de pelos de duas cores'. vou passar o pano e ainda não está na hora. vou colocar as roupas no varal e tenho que seguir um ritual de onde colocar cada peça.
roupas ao guarda roupas: cabide feita gota. podia ser tudo dobrado e pronto! primeiro essas, depois aquelas e por último aquelas dali. voote!

mar mininuuuu! 'poooooossa fazere' tudo!! eu acho é pouco!
e ainda me chama de enjoado!!

ps: não sei por q cargas dágua marina inventou de trazer para o corredor o bujão vazio de água que estava na cozinha tão quietinho esperando o entregador. foi quando mamãe chegou e fotografou a desarrumação katrínica feita por... marina!