sexta-feira, 20 de maio de 2011

"DIA DAS MÃES" COMBINA COM MÃE CONSCIENTE?

Marina com insônia, ansiosa p/ o primeiro dia de aula. Pediu "Vamo fazer foto"


Sim, sim, pesquisei para saber se o Dia das Mães está no calendário de alguma instituição, como a ONU, e não está. O Dia da Família, que é 15 de maio, sim, e sobre este eu fiquei muito feliz, já que a partir de agora pessoas que vivem relações homoafetivas podem ter filhos, este será um dia importante, de afirmação de um grupo de pessoas - não só a mãe ou só o pai ou só os avós. Aliás, a Teteu nem sabia e quando conversou comigo sobre minha Blogagem Coletiva já foi sugerindo "Poxa, devia existir o dia da família" É isso aí, a garota deveria estar na ONU.
Mas ele tem uma origem, sim, muito bonita a meu ver (vejam aqui) mas o que me incomoda mesmo não é a existência da comemoração nem do dia do amigo. Não sou ranzinza, gosto de festejar, mas quando as coisas são feitas por imitação e sem reflexão isso incomoda. Pior ainda quando pessoas que costumam questionar, refletir, deixam passar algo que está às caras, como é o caso dos festejos comerciais.
Tenho uma amiga que era católica (não sei se é mais) e não vinculava Páscoa e ovo de chocolate. A filha foi para a escolinha e houve uma atividade em que a criança deveria levar um ovo para participar da atividade. Minha amiga explicou que a família dela não fazia esse tipo de aquisição, que era puramente comercial e ela não queria que a filha seguisse isso. Houve uma luta de quinze dias entre a professora e a mãe até que esta, vencida, comprou o ovo para a menina, que chegava em casa chorando quase todo dia porque só se falava nisso na escola. Isso faz muito tempo, a menina hoje tem dezoito anos e está na faculdade. Acredito que nem lembre do fato e nem aquilo foi determinante para sua formação. Mas foi um ato de intolerância da escola, pois a professora TODO dia alisava o cabelo da criança e dizia "É, fofinha, uma pena que vc não vai poder participar..."
Marina nasceu pequena e magrinha, nenhuma roupa cabia nela durante dois meses e quando a primeira ficou bem, fiz a Festa do Cabide. Minhas sobrinhas chupavam chupeta e aos 3 ou 4 anos (depois de minha absoluta insistência) jogaram as malditas fora e foram para a escola; eu sabia que minha mãe compraria novas chupetas assim que elas pedissem, então montei uma festa e chamei os amiguinhos vizinhos delas, quando chegaram encontraram a Festa da Chupeta pronta com bola de sopro, quebra pote e o escambau. Antes de dormir disseram à avó "Posso pedir chupeta mais não, né? Teve festa, num foi?" Ah, houve também a Festa dos Dentinhos, quando surgiu o primeiro dente da Marina ... processo demoraaaado, merecia mesmo uma festa. Esses são momentos em que a família se reúne e festeja, se alguém quiser ofertar algum presente, será bem recebido, se não...beleza! A presença e a festa são o que conta. Realmente não deveríamos precisar que o Clube de Diretores Lojistas (CDL) fizesse mil campanhas para homenagearmos nossas mães, não deveríamos estimular nossos filhos a aderir a esse tipo de apelo e se gostamos da data, pelo menos vamos instituir que o presente seja algo feito por nós (eu e Paulo combinamos isso para quando não tivermos mesmo necessidade de nada que precise ser comprado).
Pode adorar o Dia das Mães!? Calarooo...mas que não seja sem reflexão. É como quem fuma: sabe que vai ferrar a saúde, mas faz. Só não pode dizer que "não sabia" - isso é coisa de Presidentes, não precisamos imitá-los.

Nenhum comentário: