terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fim do curso de Pedagogia da UFAL para mim

Abaixo, a carta de meu desligamento do curso. Não que ela seja necessária, mas o curso chegou a um ponto, para mim, que reproduz a "educação bancária" tão falada por Paulo Freire e ficar assim num curso de Pedagogia numa Universidade Federal, dentro dum contexto ainda maior, que é a Universidade Aberta do Brasil...é um pouco demais para mim. Não pretendo ficar sem estudar, só vou buscar outro caminho. Este, não é para mim.
"Bom dia!
Esta carta, dirigida inclusive a pessoas que não conheço, porém creio terem compromisso com a Educação, é a minha explicação sobre deixar o curso UAB/UFAL agora que tornou-se em "módulos".
Cursei Ciências Contábeis na UFAL em 1994, curso então seriado e 2ª turma do período noturno. Percebi que algumas vezes apenas no último bimestre vinha a entender o que o professor havia explicado no início da disciplina - e o mais interessante é que quem me dava esse insight era professor de outra matéria. 
Depois, na pós-graduação de Pedagogia Organizacional (2000, UFAL/IBESA) onde estudei com alguns professores deste curso de Pedagogia UAB/UFAL, descobri que era o tal do Construtivismo que me fazia apreender as coisas de forma diferente do que vivenciava no mundo cartesiano no qual vivia.
Hoje, aos 41 anos de idade, estou no 3º semestre do curso que QUERO fazer e não podia. A modalidade à distância pareceu-me perfeita, já que me dou muito bem com pesquisa e leitura e disponho de pouco trempo para voltar às salas de aula diariamente.
Entretanto, chegamos a um ponto onde não posso prosseguir. Simplesmente não consigo aprender lendo alguns textos seja sobre qual for o assunto, acadêmico ou não. No sistema de módulos, temos que estudar alguns textos de 3 ou 4 disciplinas que dialogam ou não entre si, mas não tenho tempo de perceber isso porque o tempo é o ditador do módulo. Preciso correr para ler, estudar, realizar as atividades, fazer as provas e encerrar o módulo. Repetir com o segundo e encerrar o semestre.
Durante as aulas de sociologia tive muita facilidade com nomes e teorias que havia estudado em 1994, no curso de contábeis, aquele que durava um ano. Posso dizer que aprendi. Estudando por módulos sei que não vou aprender. Como sei? A empresa onde trabalho faz cursos à distância-relâmpago-por-módulos e após um mês não lembro nem o nome do curso cujo diploma acabo de receber por e-mail.
Sempre soube que este curso de graduação havia sido formatado para @s docentes em exercício, com o intuito de cumprir a legislação e as exigências internacionais em relação ao Governo Brasileiro.
Tenho uma filha de 4 anos, que daqui a pouco vai começar a “estudar para passar”, o que para mim não deveria existir. Pensei muito neste fim-de-semana. Pensei na última aula que tivermos, na resistência pacífica, mas principalmente nos meus objetivos pessoas com relação a este curso. Não quero “fingir que aprendo enquanto alguém finge que ensina”. Minha maturidade não me permite isso. E só faço questão de escrever-lhes para que sejam também questionadores do que estão fazendo e do que podem/ou não modificar para produzir um “novo modelo de sociedade” – se for esse o desejo."

Nenhum comentário: