quarta-feira, 26 de março de 2014

"Prove uma burca..."

Imagem daqui
Pensa que soaria estranho ouvir a sugestão para provar uma burca? Penso na continuação da cena...
- Ah, perdão! Você é ocidental, não precisa provar, já nasce de burca.
#simplesassim
Se já não era lá muito a favor de ver a madame ONU metendo o bedelho nos países para consertar o que está errado, mesmo porque a ONU É, efetivamente, O PODERIO FINANCEIRO DE QUEM MANDA NO MUNDO, agora é que definitivamente tomo partido absoluto de cortar o ocidental-dedo-em-riste contra as tradições orientais acerca das opressões femininas.
Sim, sou eu, PATRÍCIA, feminista, falando! Não bebi, não fumei, não surtei. Acordei. Acordei de burca. E antes fosse dessas aí, por fora de mim. Antes tivesse um buraco, que fosse mais embaixo e eu pudesse segurar e ir rasgando até em cima. 
Imagem daqui
A torpeza da burca ocidental é justamente o disfarce, é a placenta engolida durante o parto, tanto por meninos como por meninas, e o dano está feito. A gente mostra tornozelo, colo, peito, bunda...até quando eles deixarem, é claro. Mas até quando isso acontecer com a gente, não se nota. A gente até acredita que a puta de saia mais curta que a nossa, a nossa colega de trabalho, é mal-falada por todos porque "pede", passam a mão nela porque ela dá brecha. Até ela sair do emprego e a nossa saia virar a mais curta do escritório - será!?
Ow dor ter usar exemplo tão raso. 
Daí a crueza da burca ocidental. Ter até que usar a burca como comparação. Eu não queria isso. Não queria usar a cultura de mulheres de outro país como se fosse pior do que a do meu para explicar nada, mas vamos admitir a BURCA como simbolismo para a falta de liberdade da mulher.
Você, mulher que está me lendo, acredita mesmo na sua liberdade? Vá pensando no que quiser aí, vale até se comparar com um homem, bora lá...pensa numa quinta ou sexta-feira à noite. Pensa num domingo pela manhã, sei lá. Pensa na barra vertical do Facebook que agora anda mostrando propaganda de maquiagem para as pernas /o\ Além das cápsulas para perder gordura localizada e parecer mais jovem, porque você precisa PARECER MAIS JOVEM, MAIS MAGRA E COM PERNAS QUE NÃO SÃO SUAS. 
Amore, compra logo uma burca e resolve o caso!

Maria era uma jovem faxineira que prestava serviço onde trabalho. Isso faz uns 8 anos, ela já saiu de lá. Era linda, de uma beleza exótica e sutil, uma moça muito tímida que entrava e saía dos locais quase sem levantar a cabeça. Após muitas tentativas de conversa consegui saber seu nome e interagir com Maria. A faxina sempre era feita em dupla. Estávamos no "mês das mulheres" e como todos os colegas sabiam que eu odiava receber flores no dia da Mulher obviamente minha mesa estava repleta de cartões, bombons e rosas e expliquei a elas meu ponto de vista. A companheira de Maria falava pelos cotovelos, joelhos e demais articulações. Alagoana típica, daquelas de carregar lata-dágua-na-cabeça+criar-5-filhos-sozinha e tals...Maria de vez em quando parava, nos olhava e baixava a cabeça de volta à vassoura. No fim do serviço e da conversa, espera a colega na porta, descansando o queixo no cotovelo e este no cabo da vassoura.
- É por isso que eu tenho orgulho de ser mulher! Xau, dona Patrícia, e brigada pelos presentes.
- Por nada, ouche. E tu, Maria, o que é que diz?
Longo silêncio. Olhos de diva.
- Na outra encarnação ainda prifiro nascer ômi.
Todas rimos, todas entendemos Maria, todas queríamos não querer que fosse assim.

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Oi, Patrícia!
A diferença é que nós, bem ou mal, escolhemos como nos vestir e a burca é obrigatória em alguns países. Mas pensando pelo lado escravo da liberdade, a mulher tem rios de distância do que o homem pensa sobre liberdade. Um homem machista pensa que a mulher se enfeita para enfeitiçar homens e existem muitas mulheres com esses pensamentos machistas e competitivo com outras mulheres.
A nossa liberdade passa longe do que pensamos e estou me lembrando de uma jovem que usava burca e numa manifestação em Paris contra os pensamentos de Sarkozy (“não podemos aceitar que mulheres sejam prisioneiras atrás de uma tela, privadas de toda vida social, desprovidas de toda identidade. a burca não é um sinal religioso, é um sinal de subserviência, de rebaixamento”), ela empunhava um cartaz escrito: "Uso burca, mas sou livre". A proibiçao pura e simples tem algo de autoritário, ditatorial; cerceia um direito individual. Percebo que muitas mulheres no Brasil, para serem aceitas, fazem coisas que vão contra a sua natureza, chegando ao ponto de serem vulgares. Como diz um amigo, essa ditadura da beleza foi criada pelos travestis (rs*)
Há todo tipo de gente e todo tipo de gosto. Há gente que prefere ser oprimida a ser livre. Há também mulheres muçulmanas que defendem a clitorectomia. Mas é importante defender o direito das que não querem ser oprimidas.
Beijus,