quarta-feira, 12 de novembro de 2014

9º BOOKCROSSING BLOGUEIRO - Blake e Boff

Primeira libertação desta edição
Demorei a escrever sobre minha participação nesta edição porque estava afastada do universo blogueiro mesmo.

Este livro, de Leonardo Boff, foi deixado na praça de alimentação de uma pequena galeria. Tão pequena que a "praça" só tem um restaurante. Enquanto almoçava vi uma quantidade grande de pessoas que passavam e sequer olhavam/VIAM o livro ali. Deixei-o em ponto estratégico: qualquer pessoa que quisesse ir ao banheiro teria que passar por ele. Quando estava terminando a refeição um funcionário do restaurante, que não sabia ler, pegou-o enquanto arrumava as mesas e mostrou ao vigilante:
- Olha, parece que tem um bilhete, lê tu, que eu num sei...
O rapaz leu e o funcionário acrescentou, em tom de descrença:
- Ah, é pra estimular a leitura, agora !
Como eu acredito que o livro sempre vai parar nas mãos certas, não me incomodei com o comentário dele, mas senti muito por ele não saber ler. Parece inacreditável que uma pessoa empregada não saiba ler!

Entre a última edição e esta muita coisa aconteceu! Desmontei a estante linda que ficava num cômodo que eu precisava para ajudar na remodelagem da minha vida e então pus a viajar muitos livros. Alguns doei à Biblioteca do SESC, outros seguiram via BookCrossing.

Em processo de desmonte. TODOS os livros sobrantes ficaram nas caixas de plástico ali debaixo

Ainda em outubro resolvi enfeitar uma das árvores em frente ao prédio onde moro e libertar um livro ali, explicando o que era o BookCrossing e disponibilizando o local para quem quisesse fazer o mesmo.
No dia seguinte uma senhora passou por mim nessa árvore e me disse que tinham deixado um livro ali "Pra o povo pobre, né, que não pode comprar livro" :-D Eu ri muito, expliquei que tinha sido eu e como era que funcionava a brincadeira - título dado por ela mesma para entender o que eu dizia.
Blake passou o dia ali, mas no seguinte já não estava lá e o aviso de papel ainda durou dois dias até ser arrancado. Alguém desmanchou o colorido após uns 5 dias  - provavelmente o síndico - e quem passa hoje pela rua não vê mais a cena como está aqui.



Tudo com a participação da filhota, que estava prestes a completar 6 anos e vai participar do III BookCrossing Blogueiro Kids. A experiência não é nova para a pequena, como pode ser lido nesta postagem mais antiga aqui do blog.

Mais informações no Blog Luz de Luma, yes party! 

3 comentários:

Luma Rosa disse...

Agora vá... O Brasil precisa mudar essa mentalidade e o começo é acabar com o analfabetismo e depois incentivar a leitura.
Talvez o livro sirva para essa pessoa aprender a ler, pois é sempre tempo!
É sempre muito bom ter você por perto! Obrigada por divulgar e sempre participar do BookCrossing Blogueiro!
Beijus,

Unknown disse...

Tenho um livro para doar. Em nome do Movimento para a Consciência de Krsna, os livros que revelam os ensinamentos eternos de Sri Gauracandra escritos por Sua Divina Graça Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, nosso querido Srila Gurudeva diz exatamente que os livros Vaisnavas são como bombas relógios, que quando detonadas, é amor por toda a parte. Venha buscar na loja DRUSA (82) 33 37 20 96. Haribol!

Unknown disse...

Tenho um livro para doar em nome do Movimento para a Consciência de Krsna e em nome de Sua Divina Graça Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, nosso querido Srila Gurudeva. Como Srila Gurudeva diz, os livros Vaisnavas são como bomba relógio, só que quando detonada, espalham amor por toda a parte. Venha buscar na loja DRUSA (82) 33 37 20 96.