domingo, 27 de maio de 2012

Blogagem Coletiva sobre BRINCAR

Tampa da caixa finalizada
Desde o início da semana passada comecei a ver anúncios de programação da Semana Mundial do Brincar no face e não entendia porque não via nenhuma postagem sobre o assunto na Blogosfera Materna. Enfim, a Maribel Barreto, de Um Blog de Mãe fez o chamamento e então aceitei de pronto.
Acho que brincar à vontade é a melhor oportunidade que Marina me dá desde que nasceu. Quando suas primas gêmeas nasceram, há 10 anos, eu adorava a companhia delas, o cheirinho, a pele. Foram crescendo e continuei amando sua companhia. Gosto de crianças, sinto-me bem e à vontade com elas.
Minha pequena, com 3 anos, não se interessa muito por brinquedos prontos. Percebo, no entanto, que adora a construção, que se diverte muito enquanto faz a massinha de modelar com farinha de trigo e carimbos de rolha e botão...
 quando fabricamos o jogo de boliche com embalagens de amaciante e decoramos com suas tintas
e sei que adora brincar em grupo! 
 Então juntei as três hoje (domingo 27-05-2012) aqui em casa e decoramos duas caixas de papelão que peguei no Supermercado para guardar material de trabalho de meu marido. Nunca precisamos de data especial para essas artes, mas para esta postagem fiz questão fotografar alguns momentos. Além das caixas, fizemos uma "bandeja ou cachepot ou nao-sei-que-lá" com um LP do Paulo (ele estava dormindo, é claro) e elas fizeram brigadeiro de prato, que comeram assistindo ao DVD de Mrs Spider
Mrs Spider e os filhotes
Colocamos o LP numa travessa que pode ir ao forno e deu nisso. Adoraram!

Material supersimples: rolinhos de pintura, corantes, tinta branca, uma vasilha para misturar tinta e corante. Optamos por fazer as caixas na mesma cor: azul claro.





Nada de comprar material, é tudo que já temos na caixa


Em roupa de pintar, pintando :-)
Uma amiga diz que não entende como arranjo tempo para "essas coisas", já que não temos ajudante. A casa fica bagunçada :-) simples assim. essa brincadeira durou a tarde de domingo, ao terminar as meninas recolhem tudo, deixando as coisas como estavam antes, inclusive Marina, é claro. De quebra, ainda ganhei duas caixas cheias de material que só fazia ocupar espaço no roupeiro!
Eu estava mirando na tampa e lá estava Marina querendo aparecer :-)

Milla e sua obra
Clarice e sua arte
A única coisa de que sinto falta mesmo e ainda não consegui mudar é que acho que precisamos de mais tempo ao ar livre e com os pés no chão. Temos praças próximas, mas dizem que há escorpiões (!) então não quero arriscar. E ir à praia tem se tornado tão cansatiiiiivo - trânsito, local para estacionar, flanelinha, aff...mas ainda vamos dar um jeito nisso.
Acho que o espaço de brincar em sua escola e mesmo da sala de aula é muito reduzido, mas como ando em crise com essa escola e não visitei muitas, está dentro do "normal". Todas as que visitei não priorizam o espaço de brincar, parece que é algo "tinha que existir" e nunca há grama, areia, é tudo concretado. :-(

4 comentários:

Maribel Barreto disse...

Patricia que delicia!

prova de que com coisas simples, a gente pode brincar e muito!
adorei o prato de vinil.
um beijo grande. grata por participar

Paulo Caldas disse...

as caixas ficaram lindas. nem imaginei o que seriam quando vc as trouxe para casa. achei que seriam para catalogar os papéis e só. quando acordei e vi prontas fiquei bem comovido com o cuidado que vc tem com as minhas "tralhas". obrigado!

Maribel Barreto disse...

Patricia, está qui o resultado dessa Blogagem deliociosa! http://consumismoeinfancia.com/01/06/2012/viram-isso-fiat-promove-sua-marca-para-o-publico-infantil/

Maribel Barreto disse...

Desculpe, mas acho que te mandei o link errado, segue o certo
http://www.umblogdemae.blogspot.com.br/2012/05/blogagem-coletiva-o-brincar.html