domingo, 9 de março de 2014

8 de março - "Por quê não tem o Dia do homem?"

"No tapete, atrás da porta, reclamei baixinho..." Atrás da porta, Chico Buarque. Foto daqui 
Esta postagem inaugura o marcador Mãe e Filha


Recentemente conversava com a escrivã de uma Delegacia Da Mulher sobre uma mulher esclarecida que estava às voltas com um divórcio complicado e um homem violento. 
Ela disse: "É a paixão, que cega."
"Não. É coisa demais pra ser só isso." Eu respondi. E morreu ali a conversa.
Na sexta-feira, dia 07/03, Marina me entrega uma flor (ao menos não era uma rosa) de papel que a professora e não a Marina havia feito em minha homenagem porque era o dia da Mulher. Logo depois franziu a testa o máximo que pode e:
"Por quê não tem o Dia do homem?"
"Só porque todo dia é dia do homem e o da mulher é UM SÓ!" E morreu ali a conversa.
Ontem fomos ao cinema, que é próximo à aula de dança do ventre e detestamos o filme.
Não sei pq, mas só fica assim, giraê o monitor :-)

Foi correria para preparar as bolsas, arrumar roupas para sair, pegar ônibus, almoçar e chegar em tempo para o cinema. Chegamos na hora certinha da aula e depois cortar as madeixas de minha pequena, que tentou de todas as formas convencer o cabeleireiro a pintar seus cabelos de branco..."Então bege!" para ficar "como a Eeeeessssaaaaa!" Como se ele entendendo tudo sobre gelo e Frozen e rena e Elsa "que sou eu". 
By Paulo Ariza

Elsa (Imagem daqui)
Recebi vários torpedos homenageando esse dia e poderia dedicar uma postagem a eles, mas resolvi me dar ao prazer a deixar de lados os istas de meus antigos "títulos" (feminista, sindicalista, etc) e ser só feliz com minha filhota que estava sendo só feliz com sua mãezoca quando cansava de correr e rir e gova a cabeça para trás, abria os braços e dizia, com sua voz forte de corneta "Ai, mãe, você é muito divertida!"

2 comentários:

REINVENTANDO disse...

Tem sim é em agosto..Dia da Saúde do Homem!!
Para quem conhece a história de 8 março e a mulher ainda ser vulnerável frente à sociedade machista...diga-se de passagem tantas Delegacias da Mulher!!
Mais está certa de viver sua vida, junto de sua filha e pronto..só alegria!!
Abraços,
Sandra

Luma Rosa disse...

Oi, Patrícia!
Existe o dia do homem sim e até já fiz um postezito falando sobre. Se não me engano é comemorado em novembro. Tadinhos... tanto desprestígio que parece o dia não pegou!(rs*)
Desde pequenina a Marina já está formando o seu pensamento crítico. Muito bom o companheirismo de vocês!
Beijus,