quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fim do ano letivo - Fim da escola :-(


Hoje participei da primeira reunião escolar de Marina. Foi a segunda do ano, mas à primeira eu estava doente e só o Paulo foi. Estava preparada para falar daquela questão das cores, tão preparada que até levei alguns folhetos do Instituto Alana sobre publicidade infantil. A diretora começou falando que amava Educação, falou da história de 25 anos da escola, das lutas que passou, e eu pensando "Já sei, aumento de mensalidade" e conforme ela falava mais e mais sobre isso, eu "Vai pro dobro.." e já estava calculando tudo que teria que remodelar em nosso orçamento para deixar nossa filhota ali quando, de repente "E é por isso que vamos fechar. Infelizmente, não haverá outro ano letivo".
Não foi um balde de água fria, uma porretada na cebeça, foi uma mordida de pitbull. Lágrimas logo me vieram aos olhos e pensei "Tive TPM na semana passada, está tudo bem, não posso chorar, não tem sentido", mas logo ouvi uns fungados pela sala e a voz grave de um pai dizendo "Eu estou chocado, nem sei o que pensar".
A escola é pequena e foi um dos seus "pontos a favor" no momento de nossa escolha. Mas na verdade um ponto contra nesse mundo maluco. Segundo a diretora, há uns 6 anos as pessoas dizem "Não passa desse ano, escola pequena não subsiste mais". Ela repetiu várias vezes sobre a dor que aquilo estava lhe causando e sobre ser Educadora e não uma empresária, sobre cobrar o justo e sobre a grande inadimplência* que sofre.
Chorei. Outras mães choraram. Os pais ficaram com aquelas caras de "Não entendi. Alguém traduz?" Tentamos negociar mensalidades mais altas, mas logo entendemos que isso não resolveria. Os pais/mães estão preferindo escolas maiores, que prometem deixar a criança de 5 anos pronta para o ENEM. Já eu, fujo disso. Eu só pensava na Marina repetindo os nomes d@s coleguinhas, dizendo do comportamento de um@ e de outr@ ... e no ano que vem... ninguém mais! Ainda combinei de trocar umas ideias com a mãe da Ingrid, mas passei o dia com a sensação de que o mundo está de cabeça para baixo mesmo.

*Essa questão de inadimplência em escolas é um problema que, a meu ver, torna tudo injusto pq as mensalidades vão às alturas para compensar os inadimplentes. Esta não agia dessa forma - deu nisso. Vai-se entender!

2 comentários:

Futura mãmã disse...

De facto escolas pequenas nao teem sobrevivido por varios motivos...
Se todos ficaram dessa forma e sinal que a escolinha era de facto boa..
Mas vai ver que logo logo encontra outra escolinha boa para sua nene..Beijinho

Rafaella disse...

Poxa, imagino seu choque, seu espanto...
Eu ficaria chateada...
Mas infelizmente, os pais querem muitos dos filhos pequenos...
E sabe eu penso, se não tem dinheiro para manter seu filho na escolinha, procure outra mais barata, pq isso atrapalha tudo e prejudica qualquer coisa...
Tomara que vc ache uma outra escolinha bem legal...
Bjs